Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

Colocando Supostos "Fatos" em Xeque

Conta-se que um professor perguntava a sua classe: "Qual é o maior problema nos Estados Unidos hoje? É a ignorância ou a apatia?". Uma certa vez um aluno respondeu: "Eu não sei, e não me importo com isso!". Talvez você, assim como eu na primeira vez que li isso, esteja achando isso engraçado. Mas a verdade é que esse cumulo não é um troféu unicamente daquele jovem norte-americano, nem tão pouco de pequeno grupo de pessoas, mas sim da maior parte da população mundial. Você pode argumentar que nunca viu alguém falar tamanha besteira, mas se for sincero o suficiente terá de admitir que é verdade que a maior parte das pessoas são indiferentes a realidade e possivelmente até você mesmo. Um evento clássico que exemplificava isso para mim, era que no meu tempo de ensino fundamental toda vez havia algum exercício em grupo de matemática a ser feito, meus colegas me colocavam para pensar e resolver e eles assumiam o trabalho de simplesmente ouvir o que eu lhes ditava e copiavam no papel. Eu não entendia como alguém poderia achar melhor copiar do que pensar, e continuo não entendendo. Se você é um desses que prefere copiar a pensar, então me responda: de que forma algo assim poderia ser realmente melhor do que pensar?

Agora, enquanto digito aqui, me lembro que havia um outro tipo de colegas: aqueles que diziam saber das coisas mas, sendo bem simplista, só sabiam se enganar. Estes sempre estavam com a boca aberta para dar sua opinião mas nunca com a mente aberta para analisar outras possibilidades. Isto, assim como aceitar as ideias já mastigadas, é um erro gravíssimo, talvez não tanto em matemática, mas principalmente quando falamos de assuntos relacionados a Deus, como sua existência, seu amor, seu padrão de justiça e sua palavra, esses erros são então fatais.

Eu e meu amigo então resolvemos escrever neste blog, utilizando-o como uma ferramenta para ensinar a verdade sobre Deus ao maior numero de pessoas. Somos cristãos, acreditamos plenamente na autoridade da Bíblia como palavra de Deus. Reconhecemos Jesus como único salvador e aceitamos que a Terra juntamente com todo universo é resultado de ação criadora de Deus, tendo uma idade da ordem de máximo alguns milhares de anos. Mas veja, sendo você cético ou não, deve acreditar naquilo que dissemos em função das provas que apresentaremos e não do conjunto de crenças que temos. Somos cristãos porque a analise racional do mundo a nossa volta mostrou o cristianismo como uma alternativa mais coerente com a realidade e não propriamente por ser esse um meio agradável de se viver (de fato a vida cristã dificilmente parecerá prazerosa a primeira vista). Assim o fato de sermos cristãos não é o mais importante, mas o por que somos cristão que é o ponto central. Esse é o foco desse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário